17 de agosto de 2014

Zazen – 17/08/2014



...


Pergunta – Queria que o Senhor falasse um pouco sobre a compaixão. 

Monge Genshô - A compaixão é muito diferente da pena, da piedade, a compaixão surge daquele sentimento, “sentei-me com todos os seres, todos os seres estão juntos comigo, todos os seres sofrem, então todos são como eu, eu e eles somos um”. Então se eles sofrem, eu sofro. Isso é compadecer-se. Compadecer-se é padecer junto, sentir a dor do outrojunto.“Nós” é só um grande eu. É um eu ampliado, os países às vezes pensam assim” “nós”. Mas é em relação ao seu país, ou à sua raça, mas “nós” no budismo é: todos os seres e a grande terra. Nem um fora.

___________

O Dharma é um grande presente, ele está em muitos lugares, não só no budismo. Nós devemos procurá-lo ativamente, porque ele não surge da ignorância, ele só surge do esforço e da sabedoria, então, por favor, esforcem-se....

Consciente e inconsciente
Monge Genshô

Fonte: http://opicodamontanha.blogspot.com.br/2014/07/consciente-e-inconsciente.html?m=1
Imagem: Rafa Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário